SONU - FB Aldeota obteve 3 menções honrosas destinadas à Assembleia Geral das Nações Unidas.

09/12/2011

Informações Gerais sobre a SONU - (Simulação da Organização das Nações Unidas)

 

A prática da simulação, como é conhecida hoje, foi uma ideia de estudantes da Universidade de Harvard, Estados Unidos, em 1927. O grupo decidiu simular o ambiente da Liga das Nações após a Primeira Grande Guerra Mundial. Foi, no entanto, depois da criação da ONU que a prática de modelos se expandiu pelo mundo.

Movidos pelo interesse e pela curiosidade em saber como funcionam os sistemas de soluções e impasses internacionais, alunos da disciplina de Direito Internacional Público da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará decidiram recriar o ambiente da maior organização mundial, a ONU, simulando a Comissão de Direitos Humanos. Assim, em dezembro de 2004, surgiu a SONU, o primeiro modelo a simular organismos internacionais no Estado do Ceará.

No ano seguinte, o projeto se expandiu. Foi, então, simulado, além do mesmo comitê do ano anterior, o Conselho de Segurança das Nações Unidas e a Corte Internacional de Justiça. A ampliação da SONU abriu espaço para a participação de diversos estudantes, profissionais, colaboradores e entidades para sua realização. O sucesso da simulação levou o evento a mais uma edição, que aconteceu por volta do começo do mês de dezembro de 2006. Foram recriados, nesse ano, o Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Conselho de Direitos Humanos e o Tribunal Penal Internacional para a Ex-Iugoslávia. Isso sem contar com a grande novidade: a integração de alunos do curso de Jornalismo com a criação do Comitê de Imprensa Internacional.

Já em 2007, a novidade trazida pela SONU foi ampliação de sua esfera de atuação, aumentando o número de comitês e simulando, pela primeira vez, um comitê voltado exclusivamente para os alunos do Ensino Médio. Nos anos seguintes, a SONU continuou crescendo e ampliando seus trabalhos, e, no ano passado, por fim, atingiu o seu auge, ganhando destaque em diversos meios de comunicação. Tudo isso foi fundamental para o sucesso do evento, que, a cada ano, conta um número cada vez maior de participantes.

Neste ano, o projeto expandiu ainda mais o seu alcance, simulando os seguintes comitês: a União das Nações Sul-Americanas (UNASUL); o Conselho da União Europeia (CONSILIUM); o Tribunal Arbitral da Organização Mundial do Comércio (OMC); o Comitê de Imprensa Internacional (CII); o United Nations Security Council (UNSC); e a Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU).

O evento ocorreu nos dias 31 de agosto a 2 de setembro, na Universidade de Fortaleza - UNIFOR, e nos dias 3 e 4 de setembro, na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará - UFC, e abriu espaço tanto para alunos do Ensino Superior, como para os do Ensino Médio. Cada estudante que participa da simulação atua como representante de um país. Ao final da discussão, é produzido um documento com resoluções destinadas aos países envolvidos no debate.  Em pauta, temas diversos e de relevância internacional, como a intervenção estatal aos meios de comunicação, as barreiras ambientais impostas ao etanol brasileiro, a crise econômica européia, a revisão das Metas do Milênio, dentre outros.

O evento reúne estudantes das Ciências Humanas às Exatas interessados em saber como funcionam os sistemas de soluções de impasses internacionais. Durante a simulação, os participantes devem se portar como verdadeiros delegados dos países envolvidos nas discussões. Como legítimos diplomatas, os homens usam terno e gravata, enquanto que às mulheres é permitido o uso de calças, saias e tailleurs.

Neste ano, o Colégio Farias Brito Aldeota obteve 3 das 4 menções honrosas destinadas À Assembleia Geral das Nações Unidas - o comitê do Ensino Médio -, alcançando grande destaque na Simulação. As delegações premiadas foram Alemanha, Índia e Liga Árabe, representadas, respectivamente, pelos alunos Carlos Mágno e Lucas Gonçalves; Ingrid Martins e Sarah Kopf; Gabriela Cavalcante e Marina da Costa Lima.

 

Mais informações nos seguintes endereços eletrônicos:            

www.sonu.com.br

www.irinnewsblog.wordpress.com

http://www.inacio.com.br/interna.php?acao=comunicacao%2Fnoticias&date=05092011&id=22327&t=Inacio+participa+da+SONU+e+defende+fortalecimento+da+UNASUL+.html