Artigos

08/10/2011

UM MUNDO DE PAZ

Prof. Tales de Sá Cavalcante

O Povo. 08/10/2011 (sábado).
tales@fariasbrito.com.br

Em 76 anos de existência, nossa Escola nunca tinha sediado um evento que se identificasse tanto com os valores transmitidos por nossa família ao Farias Brito ao longo de gerações: o 17º Encontro Nacional do Programa das Escolas Associadas (PEA), da Unesco.
 

Com alegria, acolhemos ilustres educadores, representantes da maioria dos estados brasileiros, dedicados à mais nobre ação humana: a solidariedade entre povos e nações. No Encontro, realizado entre os dias 5 e 7 deste mês, enfatizamos nossa luta pelo estado de direito, pelas liberdades fundamentais e pelos direitos humanos, que são confirmados pela Carta das Nações Unidas para os povos do mundo, sem distinção de raça, sexo, língua ou religião.
 

Para o dramaturgo Nelson Rodrigues, “o ser humano é inviável”. Porém, a Unesco defende que os humanos são viáveis sim, e o são, principalmente, por serem os principais agentes de transformação do próprio homem. Uma educação de qualidade para as crianças e em busca da paz, da liberdade, da justiça e do desenvolvimento humano forma futuros homens solidários, como Nelson Mandela, para quem “a educação é a arma mais poderosa que pode ser usada para mudar o mundo.”
 

Com essa intenção, a Unesco criou, em 1953, o PEA, atualmente presente em 180 países, com mais de nove mil instituições educacionais agregadas, 301 delas no Brasil. Para a Unesco, essas escolas são “navegadoras para a paz” e agentes de mudança positiva. É, portanto, nosso compromisso fazer com que elas conjuguem o verbo aprender, construindo os quatro pilares para a educação do século XXI: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver.
 

Assim, poderemos imaginar ser possível o mundo como queria John Lennon em Imagine: “Imagine todas as pessoas vivendo a vida em paz… Imagine todas as pessoas compartilhando o mundo… Você pode dizer que eu sou um sonhador, mas eu não sou o único. Eu tenho a esperança de que um dia você se juntará a nós, e o mundo será como um só.”
 

Veja mais

21/05/2019
( Prof. Tales de Sá Cavalcante )
11/04/2019
( Tales de Sá Cavalcante )
14/03/2019
( Prof. Tales de Sá Cavalcante )
22/02/2019
( Prof. Tales de Sá Cavalcante )
10/01/2019
( Prof. Tales de Sá Cavalcante )