Artigos

10/10/2011

UM MUNDO DE PAZ

Prof. Tales de Sá Cavalcante

Diretor Superintendente da Organização Educacional Farias Brito

Em 76 anos de existência, nossa Escola nunca tinha sediado um evento que se identificasse tanto com os valores transmitidos por nossa família ao Farias Brito ao longo de gerações: o 17º Encontro Nacional do Programa das Escolas Associadas (PEA), da Unesco.

Com alegria, acolhemos ilustres educadores, representantes da maioria dos estados brasileiros, dedicados à mais nobre ação humana: a solidariedade entre povos e nações. No Encontro, realizado entre os dias 5 e 7 deste mês, enfatizamos nossa luta pelo estado de direito, pelas liberdades fundamentais e pelos direitos humanos, que são confirmados pela Carta das Nações Unidas para os povos do mundo, sem distinção de raça, sexo, língua ou religião.

Para o dramaturgo Nelson Rodrigues, “o ser humano é inviável”. Porém, a Unesco defende que os humanos são viáveis sim, e o são, principalmente, por serem os principais agentes de transformação do próprio homem. Uma educação de qualidade para as crianças e em busca da paz, da liberdade, da justiça e do desenvolvimento humano forma futuros homens solidários, como Nelson Mandela, para quem “a educação é a arma mais poderosa que pode ser usada para mudar o mundo.”

Com essa intenção, a Unesco criou, em 1953, o PEA, atualmente presente em 180 países, com mais de nove mil instituições educacionais agregadas, 301 delas no Brasil. Para a Unesco, essas escolas são “navegadoras para a paz” e agentes de mudança positiva. É, portanto, nosso compromisso fazer com que elas conjuguem o verbo aprender, construindo os quatro pilares para a educação do século XXI: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver.

Assim, poderemos imaginar ser possível o mundo como queria John Lennon em Imagine: “Imagine todas as pessoas vivendo a vida em paz… Imagine todas as pessoas compartilhando o mundo… Você pode dizer que eu sou um sonhador, mas eu não sou o único. Eu tenho a esperança de que um dia você se juntará a nós, e o mundo será como um só.”

Tales de Sá Cavalcante
Coordenador do PEA – UNESCO no Ceará
e Diretor Superintendente da Organização Educacional Farias Brito

Veja mais

11/11/2013
( Prof. Tales de Sá Cavalcante )
30/10/2012
( Prof. Tales de Sá Cavalcante )
28/11/2011
( Prof. Tales de Sá Cavalcante )
03/09/2011
( Prof. Tales de Sá Cavalcante )
24/06/2011
( Eduardo Pragmácio Filho )