Artigos

01/06/2018

O DINOSSAURO APAVORADO

Prof. Tales de Sá Cavalcante

O Povo. 01/06/2018 (sexta-feira).
tales@fariasbrito.com.br

O educador Claudio de Moura Castro critica a falta de liberdade dos reitores das universidades federais, considerando-os “jóqueis de dinossauros”. Já o homem mais rico do Brasil, Jorge Paulo Lemann, definiu-se, em debate nos EUA, “um dinossauro apavorado”, conforme o site da Revista Exame.
 

Segundo Silvio Genesini, conselheiro e mentor de empresas inovadoras, o que assusta o executivo “são as mudanças advindas de uma nova gente, que tem novos hábitos, vontades e certezas”.
 

Para Jorge Paulo, a compra de marcas era um negócio que duraria para sempre, desde que administrado com um pouco mais de eficiência, e, agora, as novas demandas dos clientes por produtos diferentes todos os dias e entregas mais fáceis exigem ajustes. Também disse o bilionário: “Eu tive várias carreiras na minha vida, fui um jogador de tênis, trabalhei no mercado financeiro, então tenho me ajustado. Tenho 78 anos, mas estou pronto e estou lutando.”
 

Talvez a reflexão de Lemann seja uma premonição de um melhor e novo capitalismo a surgir. A competição entre empresas não mais será tão selvagem, pois o cliente, hoje bem mais ouvido, não apoia a concorrência predatória. A objetivação de metas levará em conta que estão a tentar cumpri-las seres humanos e não robôs. Para as novas lideranças, o legado deixado a outras gerações será mais importante que o lucro. Então, o meio empresarial poderá seguir Karl Popper quando afirmou: “O melhor regime é o capitalismo com infinitas tentativas de aperfeiçoamento.” E iniciativas como a de Bill Gates voltada à erradicação da fome na África ganharão cada vez mais adeptos, como Warren Buffett, que doou U$ 2,4 bilhões à causa.
 

Os dinossauros poderão contar a idade não pelos anos, senão pelo astral. Empresários não mais serão dinossauros inertes, ultrapassados ou apavorados, o que nos levará a considerar Lemann, aos 78 anos, não um apavorado, mas, em linguagem atual, um dinossauro cabeça.
 

Veja mais

14/03/2019
( Prof. Tales de Sá Cavalcante )
22/02/2019
( Prof. Tales de Sá Cavalcante )
10/01/2019
( Prof. Tales de Sá Cavalcante )
23/11/2018
( Prof. Tales de Sá Cavalcante )
19/10/2018
( Prof. Tales de Sá Cavalcante )