Artigos

28/11/2011

NA IDADE CERTA

Prof. Tales de Sá Cavalcante

Diretor Superintendente da Organização Educacional Farias Brito

"Com documento de identidade falso, adolescentes tentaram driblar ontem o primeiro dia de blitz da Lei Antiálcool, que proíbe a venda e o consumo de bebidas para menores de 18 anos. Cerca de 500 fiscais percorreram 1.168 estabelecimentos em todo o Estado. Destes, 20 foram multados. Foram fiscalizados bares, lanchonetes, pizzarias e casas noturnas, entre outros."

A matéria acima foi veiculada na Folha de S. Paulo de 20/11/11, e a lei em questão é restrita ao Estado de São Paulo. Estaríamos mais felizes se essa lei fosse aplicada também nos outros Estados.

O assunto nos remete a episódio acontecido com um amigo nos EUA, em 1969. Um americano pediu-lhe para comprar um vinho, ao que foi atendido. Após entregar “a encomenda”, um policial abordou-o e convocou-o a uma audiência com um juiz. O brasileiro cometeu o crime de comprar bebida alcoólica para quem não poderia adquiri-la ou ingeri-la. Um menor de idade. O magistrado convocou-o a um julgamento e aconselhou a contratação de um advogado. Ao final, como ele explicou ser do Brasil e acostumado ao “jeitinho brasileiro” de se viver, ficou em probation, um regime, de 30 dias, durante o qual, se cometesse qualquer infração, mesmo a desobediência a uma norma de trânsito, seria imediatamente deportado ao Brasil. Caso contrário, seria absolvido após o mês de observação.

Os EUA passaram muito tempo nos dando aulas de Economia. Não necessitamos mais dessas aulas. Hoje, o Brasil está melhor em vários segmentos e merece leis como essa. A palavra, agora, está com nossos Vereadores, Deputados Federais, Estaduais e Senadores, para que tenhamos uma lei nacional ou regional.

Tudo deve vir a seu tempo. Assim como os jovens aguardam o tempo de dirigir, trabalhar ou casar, deverão também esperar a idade certa para optar entre a abstemia ou o uso moderado do álcool.

Veja mais

11/11/2013
( Prof. Tales de Sá Cavalcante )
30/10/2012
( Prof. Tales de Sá Cavalcante )
10/10/2011
( Prof. Tales de Sá Cavalcante )
03/09/2011
( Prof. Tales de Sá Cavalcante )
24/06/2011
( Eduardo Pragmácio Filho )