Artigos

23/11/2018

AS LIÇÕES DE UM JABUTI

Prof. Tales de Sá Cavalcante

O Povo. 23/11/2018 (sexta-feira).
tales@fariasbrito.com.br

Em 2018, é de Mailson Furtado Viana, 27 anos, o Jabuti, prêmio mais cobiçado da literatura nacional. Escritor, ator, diretor de teatro, produtor cultural e odontólogo, formado pela UFC, esse cearense, nascido no interior, em Cariré, 268 km de Fortaleza, nos orgulha por razões tão diversas quantas são as suas facetas profissionais. É mais um cearense que se destaca além fronteiras.
 

Viana conquistou a estatueta dourada do celebrado réptil, escolhido para simbolizar a nossa fauna, láurea concedida ao melhor livro, entre os primeiros lugares de todas as categorias do mais prestigiado prêmio da literatura brasileira. Trata-se do livro “À cidade”, com poema único de 60 páginas sobre Varjota, pequeno município do interior, onde o escritor reside atualmente, cidade que é dele e também da ilustre jornalista Maísa Vasconcelos, autora de brilhante texto sobre Mailson, e berço do grande maitre Pereira. A obra superou o vencedor da Categoria Romance, costumeira ganhadora da honraria principal.
 

Somam-se ainda ao que já foi exposto as peculiaridades relativas ao caminho percorrido por Mailson até os seus Jabutis: escrever o poema, desenhar a capa, investir em uma publicação independente, o que significa arcar com os custos da edição e impressão, ou seja, fora de editora, lançar, divulgar, inscrever no Jabuti, assumir a viagem a São Paulo, na condição de finalista, e, finalmente, receber os troféus, os cem mil reais e o imensurável reconhecimento.
 

Que lições podemos aprender com essa história? Muitas. A lição de acreditar em si. A lição de perseverar, não desistir, o que nos remete à fábula da lebre e da tartaruga, “prima” do jabuti. A lição de valorizar a sua terra, o seu lugar, a sua gente, as suas origens. A lição de ser universal ao falar da própria aldeia, máxima atribuída a Tolstói, posta em prática por Fernando Pessoa e tantos outros grandes. A lição de que nada é mais motivador que a realização de um sonho. Sonho que agora é realidade para Mailson e inspiração para todos nós.
 

Veja mais

14/03/2019
( Prof. Tales de Sá Cavalcante )
22/02/2019
( Prof. Tales de Sá Cavalcante )
10/01/2019
( Prof. Tales de Sá Cavalcante )
19/10/2018
( Prof. Tales de Sá Cavalcante )
14/09/2018
( Prof. Tales de Sá Cavalcante )